terça-feira, 26 de julho de 2011

TESTE DE LITERATURA-JOGO

 Avalie seus conhecimentos sobre clássicos da literatura nacional e estrangeira.

NÃO DÁ VONTADE DE PARAR!!!!!!!

É uma distração e tanto!
Cada vez que você joga, aparece um trecho diferente dos livros.
Este teste é bem interessante!!!

PARA  JOGAR CLIQUE NO LINK ABAIXO



                                                   BOM JOGO!!
                                                     RAQUEL E ANGÉLICA

segunda-feira, 25 de julho de 2011

QUANDO A ESCOLA É DE VIDRO

QUANDO A ESCOLA É DE VIDRO
                                      

                                                                        

                                                                    Trecho do livro de Ruth Rocha

Eu ia a escola todos os dias de manhã e quando chegava, logo, logo, eu tinha que me meter no vidro. É, no vidro!
Cada menino ou menina tinha um vidro e o vidro não dependia do tamanho de cada um, não! O vidro dependia da classe em que a gente estudava.
Se você estava no primeiro ano, ganhava um vidro de um tamanho. Se você fosse do segundo ano, seu vidro era um pouquinho maior. E assim, os vidros iam crescendo à medida que você ia passando de ano.
Se não passasse de ano era um horror. Você tinha que usar o mesmo vidro do ano passado.
Coubesse ou não coubesse.
Aliás nunca ninguém se preocupou em saber se a gente cabia nos vidros. E para falar a verdade, ninguém cabia direito.
Uns eram gordos, outros eram muito grandes, uns eram pequenos e ficavam afundados no vidro, nem assim era confortável.
A gente não escutava direito o que os professores diziam, os professores não entendiam o que a gente falava, e a gente nem podia respirar direito...
A gente só podia respirar direito na hora do recreio ou na aula de educação física. Mas aí a gente já estava desesperado de tanto ficar preso e começava a correr, a gritar, a bater uns nos outros.


   A METÁFORA DO VIDRO

     O hábito de ficar dentro dos vidros acaba se tornando cômodo para algums alunos, eles se adaptam à forma do vidro e acabam se sentindo até desconfortáveis fora dele. Quanto mais eles se moldam ao vidro menos trabalho dão aos adultos. Outros, porém, sofrem porque são diferentes e esta diferença não é levada em conta; eles não recebem nenhum tipo de ajuda e de estímulo.
     Mas será que é isso que se quer do processo educacional? Todo mundo pensando igual e fazendo tudo igual?
     O vidro filtra o que o professor fala e também o que fala o aluno. A comunicação e portanto as relações entre eles não são espontâneas. Ouvir é diferente de escutar ativamente, é muito diferente! Em se tratando de crianças e adolescentes, há que se fazer um esforço extra para entender exatamente o que eles querem dizer! Mesmo assim, com todo nosso esforço e atenção, quantas perguntas deixaram de ser formuladas e quantas outras deixaram de ser respondidas!
     Os alunos que ficaram tempo demais dentro de vidros adoram as aulas de educação física. O corpo do aprendiz faz parte dele, é através do corpo que ele fala, que expressa seus sentimentos e que ele aprende. Assim há muitas maneiras de aprender e todas elas devem ser colocadas à disposição do aprendiz.
     Um dia teremos a revolução dos vidros, e a diferença, não mais a mesmice, será valorizada! Nós ,educadores que somos, precisamos aprender lidar com a aceitação dessas diferenças, tentando entendê-las. É através da busca de novos caminhos que poderemos dar um novo significado à aprendizagem.

ORAÇÃO DA ESCOLA

Oração da Escola

  Obrigado, Senhor, pela minha escola!
Ela tem muitos defeitos. Como todas as escolas têm. Ela tem problemas, e sempre terá. Quando al­guns são solucionados, surgem outros, e a cada dia aparece uma nova preocupação. Neste espaço sagrado, convivem pessoas muito diferentes. Os estudantes vêm de famílias diversas e car­regam com eles sonhos e traumas próprios. Alguns são mais fechados. Outros gostam de aparecer. To­dos são carentes. Carecem de atenção, de cuidado, de ternura. Os professores são também diferentes. Há alguns bem jovens. Outros mais velhos. Falam coisas dife­rentes. Olham o mundo cada um à sua maneira. Alguns sabem o poder que têm. Outros parecem não se preocupar com isso. Não sabem que são líderes. São referenciais. Ou deveriam ser. Funcionários. Pessoas tão queridas, que ouvem nossas lamentações. E que cuidam de nós. Estamos juntos todos os dias. Há dias mais quentes e outros mais frios. Há dias mais tranqüilos e outros mais tumultuados. Há dias mais felizes e outros mais do­lorosos. Mas estamos juntos. E o que há de mais lindo em minha escola é que ela é acolhedora. É como se fosse uma grande mãe que nos abraçasse para nos liberar somente no dia em que estivéssemos preparados para voar. É isso. Ela nos ensina nossa vocação. O vôo. Nascemos para voar, mas precisamos saber disso. E precisamos, ain­da, de um impulso que nos lance para esse elevado destino. Não precisamos de uma escola que nos traga todas as informações. O mundo já cumpre esse pa­pel. Não precisamos de uma escola que nos transfor­me em máquinas, todas iguais. Não. Seria um crime reduzir o gigante que reside em nosso interior. Seria um crime esperar que o vôo fosse sempre do mesmo tamanho, da mesma velocidade ou na mesma altura. Minha escola é acolhedora. Nela vou permitin­do que a semente se transforme em planta, em flor. Ou permitindo que a lagarta venha a se tornar bor­boleta. E sei que para isso não preciso de pressa. Se quiserem ajudar a lagarta a sair do casulo, talvez ela nunca tenha a chance de voar. Pode ser que ela ain­da não esteja pronta. Minha escola é acolhedora. Sei que não apreen­derei tudo aqui. A vida é um constante aprendizado. Mas sei também que aqui sou feliz. Conheço cada canto desse espaço. As cores da parede. Os quadros. A quadra. A sala do diretor. A secretaria. A bibliote­ca. Já mudei de sala muitas vezes. Fui crescendo aqui. Conheço tudo. Passo tanto tempo neste lugar. Mas conheço mais. Conheço as pessoas. E cada uma de­las se fez importante na minha vida. Na nossa vida. E, nessa oração, eu Te peço, Senhor, por todos nós que aqui convivemos. Por esse espaço sagrado em que vamos nascendo a cada dia. Nascimento: a linda lição de Sócrates sobre a função de sua mãe, parteira. A parteira que não faz a criança porque ela já está pronta. A parteira que apenas ajuda a criança a vir ao mundo. E faz isso tantas vezes. E em todas às vezes fica feliz, porque cada nova vida é única e merece todo o cuidado. Obrigado, Senhor, pela minha escola! Por tudo o que de nós nasceu e nasce nesse espaço. Aqui, posso Te dizer que sou feliz. E isso é o mais importante. Amém!
                                                       Gabriel Chalita

SUGESTÕES DE FILMES EDUCATIVOS


SUGESTÕES DE FILMES SOBRE EDUCAÇÃO E PROFESSORES CRIATIVOS

 Gênio Indomável

Resumo: Um garoto dotado de grande inteligência mas que vive se metendo em encrenca. Sem família e com pouca educação formal, ele devora livros mas guarda tudo que aprende para si e procura empregos que dispensam qualificação. Um professor do MIT descobre que Will é um gênio e quer o garoto em sua equipe de matemática, mas, como Will tem problemas com a polícia, é preciso fazer um acordo com a justiça. São impostas duas condições: ele tem que trabalhar com o professor e fazer terapia. Sean McGuire (Robin Willians) é o terapeuta chamado para domar o dificíl temperamento do rapaz. Ambos são igualmente teimosos, mas surge uma amizade que convence Will a encarar seu passado e seu futuro.

Uma mente brilhante

Resumo: Baseado no livro A Beautiful Mind: A Biography of John Forbes Nash Jr., de Sylvia Nasar. O filme conta a história real de John Nash que, aos 21 anos, formulou um teorema que provou sua genialidade. Brilhante, Nash chegou a ganhar o Prêmio Nobel. Diagnosticado como esquizofrênico pelos médicos, Nash enfrentou batalhas em sua vida pessoal, lutando até onde pôde. Como contraponto ao seu desequilíbrio está Alicia (Jennifer Connelly), uma de suas ex-alunas com quem se casou e teve um filho.

Legalmente Loira

Resumo: A loira Elle Woods levou um fora do namorado, Warner Huntington III, um garoto de família aristocrata que está indo estudar direito em Harvard. O motivo: ela é “loira” demais. Elle decide provar que não tem apenas beleza e se inscreve na mesma universidade, mesmo que isso signifique perder todo o conforto de sua vida fútil. Agora ela tem que lutar e se virar, ao mesmo tempo em que tenta reconquistar seu amado. E está decidida a provar, em nome de todas as loiras, que também é capaz de ser uma boa advogada.

Nenhum a menos

Resumo: As dificuldades encontradas por uma menina de 13 anos quando tem de substituir seu professor, que viaja para ajudar a mãe doente. Antes de partir, ele recomenda à garota que não deixe nenhum aluno abandonar a escola durante sua ausência. Quando um garoto desaparece da escola, a jovem professora descobre que ele deixou o vilarejo em direção à cidade em busca de emprego, para ajudar no sustento da família. Seguindo os conselhos de seu professor, ela vai atrás do aluno.

Ana e o rei

Resumo: Quando a professora inglesa, Anna Leonowens, chega ao exótico Sião para ensinar os filhos do Rei Mongkut, suas sensibilidades ocidentais se chocam com os modos do governante oriental. A tensão aumenta quando Mongkut descobre que forças externas estão conspirando contra seu regime.

Pro dia nascer feliz

Resumo: Documentário sobre as diferentes situações que adolescentes de 14 a 17 anos, ricos e pobres, enfrentam dentro da escola: a precariedade, o preconceito, a violência e a esperança. Foram ouvidos alunos de escolas da periferia de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco e também de dois renomados colégios particulares, um de São Paulo e outro do Rio de Janeiro.

Forest gump

Resumo: Forrest Gump é um homem muito especial. Considerado estúpido por todos que o conheçem, ele é na verdade apenas uma pessoa ingênua que vê o mundo por uma perspectiva diferente. Gump acidentalmente participa de alguns dos momentos mais importantes da história recente dos Estados Unidos – Guerra do Vietnã, Caso Wategate, entre outros – enquanto tenta ir atrás do grande amor de sua vida. Sua história é contada com drama e bom humor em iguais proporções, surpreendendo o espectador a cada cena.

O Amor é contagioso

Resumo: Em 1969, após tentar se suicidar, Hunter Adams voluntariamente se interna em um sanatório. Ao ajudar outros internos, descobre que deseja ser médico, para poder ajudar as pessoas. Deste modo, sai da instituição e entra na faculdade de medicina. Seus métodos poucos convencionais causam inicialmente espanto, mas aos poucos vai conquistando todos, com exceção do reitor, que quer arrumar um motivo para expulsá-lo, apesar dele ser o primeiro da turma.

Duelo de Titãs

Resumo: Nos anos 70, numa cidade da Virgínia, a justiça determinou que as escolas deveriam promover a integração entre brancos e negros. Cumprindo a norma, a escola T.C. Williams substituiu o treinador de futebol americano Bill Yoast, branco, por Herman Boone, negro. Além de não ser bem recebido, o novo treinador tem que lidar com jovens que estão juntos pela primeira vez e que, por preconceito racial, não se dão bem. Mais do que o esporte, o racismo é o maior desafio que Boone enfrenta para levar o time adiante.

Cidade dos homens

Resumo: Aos 18 anos, Laranjinha e Acerola estão prestes a ingressar na vida adulta. Questões como filhos, mulheres e emprego, bem como as responsabilidades relacionadas a esses assuntos, permeiam as aventuras dessa dupla de amigos que mora na favela Cidade de Deus, no Rio de Janeiro.

O clube do imperador

Resumo: Baseado no texto The Palace Thief, de Ethan Canin, O Clube do Imperador conta a história de William Hundert, um professor apaixonado pelo trabalho que tem sua vida pacata e controlada totalmente mudada quando um novo estudante, Sedgewick Bell, chega à escola. Porém, o que começa como uma terrível guerra de egos acaba se transformando em uma profunda amizade entre professor e aluno, a qual terá reflexos na vida de ambos nos próximos anos.

Sociedade dos poetas mortos

Resumo: Em 1959, John Keating volta ao tradicionalíssimo internato Welton Academy, onde foi um aluno brilhante, para ser o novo professor de Inglês. No ambiente soturno da respeitada escola, Keating torna-se uma figura polêmica e mal vista, pois acende nos alunos a paixão pela poesia e pela arte e a rebeldia contra as convenções sociais. Os estudantes, empolgados, ressuscitam a Sociedade dos Poetas Mortos, fundada por Keating em seu tempo de colegial e dedicada ao culto da poesia, do mistério e da amizade. A tensão entre disciplina e liberdade vai aumentando, os pais dos alunos são contra os novos ideais que seus filhos descobriram, e o conflito leva à tragédia.

Com mérito

Resumo: Monty é um estudante de Harvard prestes a se formar. Quando seu computador quebra, ele fica apenas com uma cópia impressa de seu trabalho de graduação e corre pra tirar uma cópia, mas tropeça e o calhamaço cai no porão de um prédio. Ali se abriga o mendigo Simon, que pega o trabalho e chantagea Monty: para cada página do trabalho, ele quer um dia de casa e comida. E assim Monty e seus companheiros de república são forçados a conviver com Simon, um relacionamento que aos poucos se transforma em amizade. O mendigo está doente, teme morrer logo e começa a rever os erros de sua vida. E pode não ser culto, mas é capaz de ensinar algumas coisas sobre a vida para estes estudantes de Harvard.

O Nome da Rosa

Resumo: Adaptação do livro de Umberto Eco. Sean Connery faz o Sherlock Holmes dos monges, tentando solucionar uma série de assassinatos ocorridos num mosteiro do século XIV.

Meu mestre minha vida

Resumo: Arrogante e autoritário, o professor Joe Clark é convidado por seu amigo Frank Napier a assumir o cargo de diretor na problemática escola em Paterson, New Jersey, de onde ele havia sido demitido. Com seus métodos nada ortodoxos, Joe se propõe a fazer uma verdadeira revolução no colégio marcado pelo consumo de drogas, disputas entre gangues e considerado o pior da região. Com isso, ele ao mesmo tempo coleciona admiradores e também muitos inimigos.

Perfume de mulher

Resumo: Frank Slade é um ex-coronel do exército cego que leva o jovem estudante Charlie Simms para um final de semana em Nova York, no feriado de Ação de Graças. Durante a viagem, Frank revela ao jovem Charlie seus planos: visitar sua família, comer em bons restaurantes, dormir com uma bela mulher e, depois de tudo, cometer suicídio. O filme acompanha os dois durante o fim de semana, quando situações emocionantes os ensinam sobre os relacionamentos e significados da vida.

Em luta pelo amor

Resumo :Vida da cortesã veneziana do século XVI, Verônica Franco, lendária por seus dotes verbais e sexuais e habilidade para virar as cabeças de diplomatas estrangeiros. Sua busca insistente pelo amor do nobre Marco Venier, uma iminente epidemia e a perseguição da Igreja são as ameças de sua ruína.

Escritores da liberdade

Resumo: Erin Gruwell é uma jovem professora que leciona em uma pequena escola de um bairro periférico nos EUA. Por meio de relatos de guerra, ela ensina seus alunos os valores da tolerância e da disciplina, realizando uma reforma educacional em toda a

A Voz do coração


Resumo: Ao receber a notícia do falecimento da mãe, o reconhecido maestro Pierre Morhange volta para casa. Lá, ele recorda sua infância por meio da leitura das páginas de um diário mantido por seu antigo professor de música, Clément Mathieu. Na década de 40, o pequeno Pierre é um menino rebelde, filho da mãe solteira Violette. Ele freqüenta um internato dirigido pelo inflexível Rachin, que enfrenta dificuldades para manter a disciplina dos alunos difíceis. Mas a chegada do professor Mathieu traz nova vida ao lugar: ele organiza um coro que promove a descoberta do talento musical de Pierre.

Vem dançar

Resumo: Pierre Dulaine é um dançarino profissional que resolve trabalhar voluntariamente numa escola de dança do sistema de ensino público nova-iorquino. Enquanto sua formação bate de frente com os desejos de seus alunos, juntos eles criam um novo estilo de dança. Baseado em história real.

Conrack

Resumo: Um homem branco chega em uma ilha quase inteiramente habitada por negros, com o objetivo de dar aulas na escola local. Lá ele enfrenta resistências para poder dar uma educação melhor aos seus alunos.


DINÂMICAS PARA VOLTA ÀS AULAS

Sugestões de Dinâmicas para volta às aulas:

 1)- ÁRVORE DOS SONHOS

      Representar uma árvore no papel pardo ou cartolina; afixá-la no painel ou parede. Em cima da árvore, escrever uma pergunta relacionada com o assunto (pode ser sobre questões ambientais, regras de convivência, o ambiente escolar etc) que será tratado durante o bimestre, trimestre... Ex.: Como gostaríamos que fosse...?
   Cada aluno receberá uma "folha da árvore" para escrever seu sonho, o sonho é o que o aluno espera que "aconteça de melhor" para o assunto em questão. Depois, pedir para cada um colocar sua folha na árvore dos sonhos.

  Obs: Esta atividade poderá ser retomada durante o período que for trabalhado o assunto, ou ao final do período para que haja uma reflexão sobre o que eles queriam e o que conseguiram alcançar. 

2)- DA CONFUSÃO À ORDEM
         Estas atividades são ideais para que o aluno perceba a necessidade da organização para o bom desempenho das atividades. O professor pode, a partir da fala dos alunos, levantar algumas regras para a organização em sala de aula.
      Pedir para que os alunos, todos ao mesmo tempo, cantem uma música para o seu companheiro do lado (esta atividade gerará um caos); depois pedir a um aluno que cante a música dela para a classe. As crianças perceberão como o caos é desagradável e como a ordem tem um sentido.
    O professor poderá levantar com as crianças outras situações vividas onde a organização é essencial para o bom aproveitamento das aulas.

3)- O LAGO DE LEITE
     Esta atividade objetiva despertar no aluno o prazer do trabalho em conjunto e a importância da ação individual na contribuição com o todo.O professor poderá falar um pouco sobre o trabalho na série, para que as crianças entendam a importância do envolvimento de todos para a realização do mesmo.
    Em um certo lugar no Oriente, um rei resolveu criar um lago diferente para as pessoas do seu povoado. Ele quis criar um lago de leite, então pediu para que cada um dos residentes do local levassem apenas 1 copo de leite; com a cooperação de todos, o lago seria preenchido. O rei muito entusiasmado esperou até a manhã seguinte para ver o seu lago de leite. Mas, tal foi sua surpresa no outro dia, quando viu o lago cheio de água e não de leite. Em seguida, o rei consultou o seu conselheiro que o informou que as pessoas do povoado tiveram o mesmo pensamento: "No meio de tantos copos de leite se só o meu for de água ninguém vai notar..."

Questionar com os alunos: Que valor faltou para que a idéia do rei se completasse? Após a discussão é interessante que os alunos construam algo juntos, como por exemplo: o painel da sala. A sala pode ser decorada com um recorte que, depois de picotado, forma várias pessoas de mãos dadas, como uma corrente.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

NOSSA ESCOLA QUE FAZ A DIFERENÇA

Escola Estadual Zinha Meira
 
Endereço: Rua Presidente Juscelino Kubistchek, 615, bairro Pernambuco.
CEP; 39 390-000. Bocaiúva-MG
Telefone: (38)3251-1732

Aspectos Históricos da E.E. Zinha Meira
Através do decreto n°10690, de 20/09/67, foi criado o jardim de infância “Zinha Meira”, cujo nome é uma homenagem prestada à professora Maria do Patrocínio Meira, figura de grande representatividade do magistério de Bocaiúva.
As atividades escolares tiveram início no dia31/03/68 sob a direção de Maria de Lourdes Pires.
Em 18/03/82 teve início a formação de turmas iniciais do 1º grau sendo que as demais séries foram se instalando gradativamente a cada ano.
Em 1.991 a escola foi autorizada a trabalhar com  turmas do 2° grau.
Ao longo dos anos a escola esteve sob a direção de vários gestores.
A atual diretora eleita pela comunidade escolar é Maristela Rogério Brandão.

Condições Físicas da Escola:
 A escola foi construída em terreno de 6.600m2. compõe-se  de 17 salas de aula amplas, arejadas, com ventiladores, quadro de giz e carteiras em perfeito estado de conservação.Uma secretaria com armários para documentos  dos alunos, sala da direção com arquivo , sala da vice-direção com armário e banheiro para os funcionários. Uma cantina ampla, arejada, adequada às necessidades do local e com depósito para vasilhames. Sala de professores com computador, um pátio para recreação e merenda dos alunos, banheiro para os alunos masculino e feminino, sala de auxiliar de secretaria com computador e arquivos para funcionários, sala de serviço pedagógico com armário de aço, biblioteca com livros literários, didáticos, material para pesquisa, revistas, jornais, mapas, Atlas, um computador ligado á internet, uma televisão com vídeo (TV ESCOLA) e outros equipamentos. Conta também com um moderno laboratório de informática, quadra esportiva coberta, quadra de peteca, sala de vídeo equipada com TV, DVD, vídeo cassete, data show, aparelho de som etc. Sua infra-estrutura garante as necessidades básicas fundamentais à qualidade de ensino, que refletem no processo ensino-aprendizagem.

Quadro de funcionários
A maioria dos profissionais que atuam na escola são efetivos e possuem formação superior.
O quadro é composto entre por:
- 01 Diretor escolar: Maristela Rogério Brandão.
- 03 Vice-diretores
-o3 Especialistas da educação
-01 Secretária escolar
-10 auxiliares de secretaria
- 03 PEUBs
- 52 professores dos anos finais do  ensino fundamental e médio
- 16 serviçais
-01 Professor interprete em libras
-01 Professor de apoio
-01 Professor alfabetizador
 -02 Professores do PROETI
Observa-se um envolvimento significativo destes profissionais no processo educativo desenvolvido pela escola.

Características da comunidade escolar
A clientela atendida pela escola é bastante heterogenia e composta em sua maioria por alunos oriundos da área periférica da cidade, da zona rural e também de comunidades vizinhas.
São atendidos cerca de 1.560 alunos na escola, distribuídos em turmas do ensino regular do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, 1º ao 3º ano do ensino médio, turmas do PAV(projeto acelerar para vencer), PROETI (projeto escola de tempo integral) ,projeto de alfabetização e turmas de aprofundamento de estudos
 Nos últimos anos tem se observado a crescente participação da família na vida escolar dos filhos.
Em relação aos profissionais que atuam na escola, a maioria é efetiva e possuem formação superior. Freqüentemente participam de cursos  e capacitações tendo em vista o  aprimoramento profissional.

Aspectos pedagógicos da escola
A EE Zinha Meira tem como missão educar e formar cidadãos críticos, conscientes e éticos, capazes de estender à comunidade em que vivem os conhecimentos educacionais, técnico-científicos, culturais e sociais adquiridos e de intervir na sociedade, fortalecendo os ideais de respeito, a liberdade e democracia.
A proposta pedagógica da escola é fundamentada na construção ativa e participativa dos diversos segmentos escolares: alunos, pais, professores, funcionários, direção e toda comunidade escolar. Ao desenvolvê-lo, os envolvidos no processo ressignificam as suas experiências, refletem seus valores, explicitam os seus sonhos e utopias, demonstram os seus saberes, dão sentido aos seus projetos individuais e coletivos, reafirmam as suas identidades, estabelecem novas relações de convivência e indicam um horizonte de novos caminhos, possibilidades e propostas de ação. Este movimento visa à promoção de transformação necessária e desejada pelo coletivo escolar e comunitário.
A Escola conta sempre com parceria da família, de órgãos públicos, voluntários e de instituições da sociedade para o enriquecimento curricular e aprendizagem dos alunos.
O trabalho pedagógico é pautado na pedagogia de projetos, no principio da interdisciplinaridade, proporcionando a relação entre temas e as diversas áreas do conhecimento.
Neste sentido, o estudante é considerado como sujeito ativo de seu processo de construção de conhecimentos.
Principais projetos desenvolvidos:
-Projeto Xadrez na Escola, Projeto Além do Giz,Projeto Tempo de Leitura,Projeto Hora de Aprender,Projeto Construindo Cidadania,Projeto Semeando o Futuro,Projeto de Inclusão Digital, entre outros.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

ESCOLAS, COLÉGIOS E FACULDADES DE BOCAIÚVA

 
Escolas, Colégios e Faculdades de Bocaiúva

Escola Estadual Professor Gastão Valle
Diretora: Maria das Graças Ribeiro Alves
(38) 3251-1799/3251-1299

Escola Estadual Professor Antônico Soares de Sá
Diretora: Maria do Socorro Brandão de Souza
(38) 3251-1022

Escola Estadual Gilberto Caldeira Brant
Diretora: Sônia Maria de Carvalho
(38) 3251-1453

Escola Estadual Genesco Augusto Caldeira Brant
Diretora: Zaíra Cassilda Drumond Duarte
(38) 3251-1030

Escola Estadual Dr. Odilon Loures
Diretor: Wandick Afonso Barroso
(38) 3251-1451

Escola Estadual Cristina Câmara
Diretora: Luci Alves dos Santos
(38) 3251-1770

Escola Estadual Américo Caldeira Brant
Diretora: Geralda de Jesus Duarte
(38) 3251-1030

Escola Estadual Zinha Meira
Diretora: Maristela Rogério Brandão
(38) 3251-1732

UNIPAC – Universidade Presidente Antônio Carlos
Diretora: Maria do Rosário Calixto Fernandes
(38) 3251-1194

Colégio Excelência
Gildésia Alves Silva Pimenta
(38) 3251-3901/3251-4448

Universidade Líder Educacional de Bocaiuva Ltda – UNOPAR
Izauro Tadeu de Brito Duraes
(38) 3251-3061/3251-5029

Colégio Professor Servelino Ribeiro
Maria Helena Pimenta Farias
(38) 3251-1487/3251-2014

Colégio Renovar
Neila Mara Derciana
(38) 3251-1338

Escola Estadual Professor Gastão Valle
Diretora: Maria das Graças Ribeiro Alves
(38) 3251-1799/3251-1299

Escola Estadual Professor Antônico Soares de Sá
Diretora: Maria do Socorro Brandão de Souza
(38) 3251-1022

Escola Estadual Gilberto Caldeira Brant
Diretora: Sônia Maria de Carvalho
(38) 3251-1453

Escola Estadual Genesco Augusto Caldeira Brant
Diretora: Zaíra Cassilda Drumond Duarte
(38) 3251-1030

Escola Estadual Dr. Odilon Loures
Diretor: Wandick Afonso Barroso
(38) 3251-1451

Escola Estadual Cristina Câmara
Diretora: Luci Alves dos Santos
(38) 3251-1770

Escola Estadual Américo Caldeira Brant
Diretora: Geralda de Jesus Duarte
(38) 3251-1030

Escola Estadual Zinha Meira
Diretora: Maristela Rogério Brandão
(38) 3251-1732

UNIPAC – Universidade Presidente Antônio Carlos
Diretora: Maria do Rosário Calixto Fernandes
(38) 3251-1194

Colégio Excelência
Gildésia Alves Silva Pimenta
(38) 3251-3901/3251-4448

Universidade Líder Educacional de Bocaiuva Ltda – UNOPAR
Izauro Tadeu de Brito Duraes
(38) 3251-3061/3251-5029

Colégio Professor Servelino Ribeiro
Maria Helena Pimenta Farias
(38) 3251-1487/3251-2014

Colégio Renovar
Neila Mara Derciana
(38) 3251-1338
Fonte: Carlos Roberto Pereira Dias.

BOCAIÚVA : NOSSA TERRA , NOSSA GENTE


Bocaiúva

Bocaiúva em Dados:                      
População em 2009: 46.624 habitantes
Densidade Demográfica: 13,81                
Área Territorial: 3.233 km2
Data de Criação: 14 de novembro de 1873
Coordenadas da sede: -43º 48´ 54,00´´Longitude / -17º 06´ 28,80´´ Latitude
Produto Interno Bruto – 2007: PIB a preços correntes, 295329 mil reais
Número de Distritos: 3
Nome da Capital Estadual: Belo Horizonte
Grande Região Demográfica: Região Sudeste


Localização
O município de Bocaiuva localiza-se na região Norte do Estado de Minas Gerais, a 369 km da capital mineira. Distante 42 km de Montes Claros, o centro comercial mais próximo, possui uma área total de 3.232 km2 e uma população, estimada em 46.623 habitantes , tendo uma densidade demográfica de 14,4 habitantes por km2, segundo IBGE. É banhado pelos rios Jequitinhonha e Guavinipan e tem como principal bacia a do rio Jequitinhonha/São Francisco.

Pouco a pouco Bocaiuva foi tornando-se um município de destaque na região. É a porta de entrada do Norte de Minas Gerais e polarizador dos pequenos municípios que o circundam. Dentro de uma escala que varia de 20.000 a 50.000 habitantes, o município é considerado como de pequeno porte II, e é o de maior destaque da microrregião a qual pertence, onde estão inseridos o município de Engenheiro Navarro, Guaraciama, Olhos D`Água e Francisco Dumont.
História
Ao contrário de outros municípios mineiros, Bocaiúva não contou em sua formação etimológica com elementos indígena. A primeira expedição a penetrar na região mineira foi a Espinosa e Navarro. Partiu do Porto Seguro no dia13 de junho de 1553 e foi se dispersando, deixando componentes que, escolhendo as melhores terras, foram povoando a região. A segunda entrada na região foi realizada pela bandeira de Fernão Dias, que partiu de São Paulo a 21 de julho de 1674. Ao deixar a bandeira, o povoado Antônio Gonçalves Figueira adquiriu as fazendas Jaíbas, Olhos d'Água e Montes Claros.

O primeiro nome dado foi Curato de Macaúbas, o mesmo que Bocaúva e ainda, Macaíba - palavra tupi - que significa palmeira, e também coco-decatarro, abundante na localidade. Entre 1710 e 1720, pequenos fazendeiros e agricultores de povoados vizinhos ocuparam as terras localizadas entre os rios Jequitaí e Macaúbas, iniciando o povoamento do antigo Curato de Macaúbas. O culto religioso, manisfestado naquela época, quando foi encontrada uma imagem do Senhor do Bonfim, fez com que Antônia Leite, esposa de Fastino Leite Pereira, grande fazendeiro local, doasse parte de suas terras para formação do patrimônio da igreja, em honra ao referido Santo.

 Formação Administrativa  
O distrito criado com a denominação de Jequitaí, pela lei provicnial nº 2214, de 03-06-1876, e por lei estadual nº 2, de 14-09-1891, subordinado ao município de Montes Claros. Elevado à categoria de vila com a denominação de Jequitaí, pela lei provincial nº 1996, de 14-11-1873, desmembrado dos municípios de Monte Claros e Grão Mogol. Sede no Arraial de Bonfim de Montes Claros. Instalado em 15-01-1873. Pela lei provincial nº 2810, de 04-10-1881, transfere a sede do município do Arraial de Bonfim de Montes Claros para o Arraial da Conceição de Jequitaí. Elevado à condição de cidade com a denominação de Conceição de Jequitaí, pela lei provincial nº 3276, de 30-10-1884. Pela lei provincial nº 3442, de 20-09-1887, o município de Conceição de Jequitá, volta a denominar-se Jequitaí. Pelo decreto estadual nº 90, de 04-06-1890, o município de Jequitaí passou a denominar-se Bocaiúva.


Pela lei municipal de 1890 e por lei estadual nº 556, de 30-08-1911, é criado o distrito de Barreiros e anexado ao amunicípio de Bocaiúva. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município aparece constituído de 4 distritos: Bocaiúva, Barreiros, Olhos d`Água e Terra Branca, sendo que Olhos d`Água desmembrado do município de Montes Claros e Terra Branca desmembrado do município de Grão Mogol. Assim permanecendo nos quadro de apuração do Recenseamento Geral de I-IX-1920.
Pela lei estadual nº 843, de 07-09-1923, é criado o distrito de Taiobas e anexado ao município de Bocaiúva. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 4 distritos: Bocaiúva, Barreiros, Olho d`Água e Taiobas. Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município aparece constituído de 5 distritos: Bocaiúva, Barreiros, Olhos d`Água, Santa Clara e Terra Branca. Não figurando o distrito de Taiobas.

Pelo decreto-lei estadual nº 1058, de 31-12-1943, o distrito de Santa Clara passou a denominar-se Guaraciama e o distrito de Barreiros a denominar-se Vargem Mimosa. Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 5 distritos: Bocaiúva, Guaraciama ex-Santa Clara, Olhos d`Água, Terra Branca e Vargem Mimosa ex-Barreiros. Pela lei estadual nº 1039, de 12-12-1953, são criados os distritos de Engenheiro Navarro, Pires e Alburquerque e anexados ao município de Bocaiúva. Sob a mesma lei o distrito de Vargem Mimosa passou a denominar-se Conceição do Barreiro.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 7 distritos: Bocaiúva, Engenheiro Navarro, Guaraciama, Conceição do Barreiro ex-vargem Mimosa, Olhos d`Água, Terra Branca, Pires e Alburquerque. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Pela lei estadual nº 2764, de 30-12-1962, desmembra do município de Bocaiúva o distrito de Conceição do Barreiro. Elevado à categoria de município com a denominação de Francisco Dumont. Sob a mesma lei desmembra do município de Boaiúva o distrito de Engenheiro Navarro. Elevado à categoria de município. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 5 distritos: Bocaiúva, Guaraciama, Olhos d`Água, Pires e Albuquerque e Terra Branca. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VI-1995.

Pela lei estadual nº 12030, 21-12-1995, desmembra do município de Bocaiúva o distrito de Guaraciama. Elevado à categoria de município sob a mesma lei desmembra do município de Bocaiúva o distrito de Olhos d`Água. Elevado à categoria de município. Pela lei municipal nº 2549, de 22-07-1996, o distrito de Pires e Albuquerque passou a denominar-se Alto Belo. Em divisão territorial datada de 1-VII-1997, o município é constituído de 3 distritos: Bocaiúva, Terra Branca, Alto Belo ex-Pires e Albuquerque. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

  

 Economia 
Bocaiuva possui uma taxa de crescimento econômico estimada em 1% ao ano. O PIB – Produto Interno Bruto para o ano de 2007 foi de R$ 295.330,00 sendo o PIB per capita de R$ 6.613,00. Ao se analisar, a composição setorial do PIB, tem-se 9% na pecuária, 30% na indústria, 50% nos serviços e 11% nos impostos. Percebe-se que o setor de serviços é o que mais contribui para o PIB municipal, apresenta crescimentos consideráveis no decorrer do período analisado, tendência essa verificada para a maior parte dos municípios da região e do país. Nota-se que o ano de 2007 foi o ano no qual se verifica maior crescimento dos setores de agropecuária e impostos.

Observa-se, ao contrário que foi o período de menor crescimento nos setores de indústria e serviços, sendo registrado decréscimo no valor do PIB adicionado a indústria.29 Segundo o IBGE (2007), o município teria aproximadamente 1.296 empresas cadastradas. Verifica-se quanto à ocupação da população por setores econômicos a seguinte distribuição: (i) agropecuária, extração vegetal e pesca com 3.788 trabalhadores, o que representa 24,32% do total; (ii) indústria com 3.678 trabalhadores, ou 23,61% do total de empregados; (iii) comércio, 1.651 trabalhadores, ou seja, 10,60% do total; (iv) serviços com 6.459 trabalhadores representando 41,47% da população ocupada.

 Cultura
 Festa do Senhor do Bonfim                A maior festa religiosa do Estado e de grande expressão em todo Norte de Minas, conta com ampla estrutura para suportar milhares de visitantes que vêem até a cidade para peregrinar e também para festejar. Contando com shows de grandes artistas do país durante toda programação e espetáculo pirotécnico. Comemorada desde o aparecimento da imagem do Senhor do Bonfim XVIII, a festa tem o seu inicio no mês de Julho, com uma programação bem variada na primeira semana como novenas preparatórias, barracas com muita descontração, carreata e procissão de carros além de outros eventos que acontecem na Igreja da Matriz do Senhor do Bonfim.
Já na segunda semana, especificamente no Sábado acontece a descida de imagem do Senhor do Bonfim, a Santa Missa e logo após procissão e levantamento da Bandeira, contando com um espetacular show pirotécnico. No Domingo destaca-se a grande procissão de fiéis, animada com cavaleiros, catopês, bandas de música e quadros vivos.


Folia de Reis de Alto Belo     
O distrito de Alto Belo, localizado em Bocaiúva é conhecida em todo o mundo pela sua famosa Folia de Reis que acontece no início do mês de Janeiro, organizada por Téo Azevedo, músico repentista, com participação de artistas de todo Brasil. A festa que reúne pessoas de todo Brasil buscando manter viva a tradição da Folia de Reis da região. A programação da festa conta com uma série de atividades artísticas, religiosas e folclóricas. Acontece também nos dias da festa, os tradicionais concursos de Lundu, assobiador e risada mais engraçada, o maior mentiroso, maior contador de causos, o pequi mais pesado, a manga mais pesada, o mais rápido roedor de pequi e o maior chupador de manga. Também são premiados o mais gostoso prato de arroz com pequi, válido só para mulheres acima de 40 anos. Além das corridas de galinha, porco, jumento, cavalo de pau e corrida de costas. É um verdadeiro festival de folclore e cultura popular.

Festa de São José
É realizada no mês de março de cada ano. Há o levantamento do mastro no sábado e a procissão percorre as ruas da cidade, no domingo a tarde, acompanhada de uma multidão de devotos. 

Festa de São Benedito
Realizada em todo município, no mês de abril. A cada ano, uma família promove e quem queira participar está convidado. Há rezas, missas e almoço os catopês comparecem e são aplaudidos pelo povo.

Festa do Divino Espírito Santo
Realizam-se todos os anos segundo a tradição, as festas do Divino Espírito Santo, no domingo de pentecostes. Na noite da véspera da festa, é levantado o mastro, ao som da música em frente à igreja do Senhor do Bonfim. Pela manhã, o grupo, reunido e organizado, inicia a bonita demonstração com os cantos e danças, acompanhados de um conjunto instrumental. Durante o percurso, da casa dos imperantes para a igreja onde é realizada a missa, ouve-se a música que se imita as festas indígenas com a presença dos catopês, juízes e assistência do povo bocaiuvense. Após a realização da missa, há fogos de artifícios, foguetes e um banquete com comidas variadas e servido a todos os presentes. Por meio de sorteio, é escolhido um membro da sociedade para ser o custeador dos festejos, que é denominado imperador.

Coração de Jesus
Festa também de cunho religioso é realizada pela Paróquia do Coração de Jesus, no bairro Pernambuco, tem a duração de uma semana e conta com uma programação bastante variada como novenas, missas, leilões e barraquinhas.

Festa de Nossa Senhora do Rosário
A preparação da festa inicia-se um mês antes com as visitas às residências para adquirir donativos para o banquete final e para as vestimentas de tafetá e cetim bordados, coroa e cetro dourado. Há o levantamento do mastro, no sábado que antecede a festa e no domingo a missa com a presença dos reis, princesas e catopês. Terminada a missa, o cortejo sai da igreja ao som de palmas e foguetes, abrigados pelo vistoso guarda-sol. O cortejo se dirige ao local escolhido pelos reis, onde é servido um banquete aos convidados. Realiza-se a procissão e após a mesma há o sorteio da coroa para o ano seguinte. A festa realiza-se no primeiro domingo de outubro.

Filhos ilustres